Planejamos aulas em consonância com os tópicos abordados em sala de aula, porém com ações mais práticas e, de preferência, fora da sala de aula tradicional, focando nos estudantes como atores principais das ações. Esse planejamento busca integrar a realidade socioambiental da instituição de ensino e as temáticas abordadas por nós, inerentes a toda população. Temos como objetivo não somente fomentar a troca de experiências e conhecimentos com as crianças, mas também sensibilizá-los a levar para seus próprios cotidianos, suas casas, as práticas abordadas ao longo dos encontros.

O ano de 2019 foi o primeiro de ações em parceria com a Escola Municipal Estácio de Sá, localizada no bairro da Urca, zona sul do Rio de Janeiro. No primeiro semestre do ano trabalhamos com as duas turmas do 4º ano, da professora Mônica; no segundo semestre foi a vez das duas turmas do 7º ano junto com o professor de biologia Fernando. Foram 5 encontros com cada turma, cada um com uma temática específica: palestra e construção de cesto pet; limpeza de praia com triagem e remada; cine debate “baía urbana” sobre a biodiversidade da Baía de Guanabara; plantio das primeiras hortas da escola e visitação à horta urbana Agro Floresta da Urca – AFU com prática de compostagem; transmissão dessas experiências para as demais turmas do colégio através da feira científica onde a própria turma apresentou os conhecimentos aos colegas.

O planejamento se baseia nas nossas expertises e cada metodologia é exclusiva e criada em parceria com os professores e as turmas de forma a otimizar o engajamentos dos jovens dando-lhes autonomia e prazer na participação das atividades. Nada seria possível sem a base dos professores e a participação de projetos parceiros.