Sylvia Earle junto com o StandUPET

Sylvia Earle é talvez a mais famosa oceanógrafa da história. Ela foi a primeira mulher nomeada cientista chefe da NOAA (Órgão Oceanográfico e Atmosférico dos EUA). Sylvia é conhecida, principalmente, por ser uma grande ambientalista que luta pela defesa dos oceanos.

Ela nos conta que nos seus primeiros anos de exploradora ela via o mar como um enorme paraíso e que hoje, aos 87 anos, mergulhando nos mesmo locais da juventude, percebe o paraíso muito degradado. Porém, ela sempre nos ilumina com a esperança de que ainda há muito o que fazer para ajudarmos a salvá-lo.

“As pessoas perguntam: Por que devo me preocupar com o oceano? Como o oceano é a pedra angular do sistema de suporte à vida da Terra, ele molda o clima e o tempo. É o coração azul do planeta – devemos cuidar do nosso coração. É o que torna a vida possível para nós. Ainda temos uma boa chance de tornar as coisas melhores do que são. Eles não melhorarão a menos que tomemos medidas e inspiremos outros a fazerem a mesma coisa. Ninguém está sem poder. Todo mundo tem a capacidade de fazer algo.”

Ela é a pesquisadora responsável pela Mission Blue, que está trazendo para os grandes veículos da mídia a discussão sobre a importância da preservação dos oceanos e todas suas formas de vida para a preservação da própria humanidade. Essa missão azul consiste na criação de Hope Spots (Pontos de Esperança).

Os Hope Spots são áreas oceânicas sob proteção ambiental, assim como os parques naturais em terra. Tais locais recebem campanhas promovidas por conservacionistas locais que são apoiados pela Mission Blue desde trabalhos de comunicação, expedições e propagandas científicas.

A partir de 2021 as Ilhas Cagarras e águas do entorno passaram a fazer parte da seleta lista de 156 pontos de esperança do mundo, sendo o segundo do Brasil.

Nesse último domingo, nós do Stand UPET tivemos o enorme prazer de conhecer a @dr.sylviaearle, como fãs a abraçamos, como sementes vamos continuar o ciclo.

Gratidão ao Projeto @projetoverdemar por proporcionar este encontro!

Sugestão: Documentário Mission Blue (Netflix)
https://www.projetoverdemar.com/santuario-marinho

× Whatsapp