OFICINAS DE PRANCHAS PET
Nosso maior atrativo são as pranchas, afinal quem não deseja explorar os mares remando sobre garrafas pet? O Stand UPET tem como visão que o compartilhamento de experiências e conhecimentos aumenta a potência de impactos socioambientais positivos. Por isso, realizamos oficinas de construção de pranchas pet para colégios, instituições, ONG’s, vizinhanças, condomínios ou qualquer outro tipo de organização social ou empresarial, focadas em estimular a autonomia dos grupos para futuras construções de pranchas por si próprios. Queremos acima de tudo multiplicar ações socioambientais Brasil afora!
Separado em módulos teórico e prático, buscamos fortalecer o trabalho cooperativo, divertido e com conteúdo educativo sobre resíduos sólidos e suas problemáticas ambientais; oceanografia; entre outros temas. Nosso objetivo é construir em conjunto, ensinar e ser ensinado, aumentar a rede de ecocidadãos, gerar espaços pulsantes de troca, produção e ligação de pessoas e, também, democratizar o esporte do stand up paddle, e outras atividades, em espaços naturais.
LIMPEZAS DE PRAIAS
Nessas ações, a equipe Stand UPET organiza os participantes para uma coleta planejada de resíduos sólidos das areias das praias. A segurança (epis) e conforto dos envolvidos (preparação física, análise das condições ambientais, alimentação/hidratação) são a nossa prioridade. Após a limpeza nas areias, mobilizamos a triagem do material coletado em suas diversas categorias (plásticos, vidros, metais, etc.). E, em parceria com outros coletivos e cooperativas de reciclagem, buscamos a melhor destinação para cada categoria.
Associam-se, simultaneamente a isto, momentos de reflexão e discussão coletiva, bem como atividades lúdicas e dinâmicas para crianças e jovens, a fim de promover tanto um impacto visual no espaço natural – através da retirada dos resíduos – quanto a sensibilização de terceiros sobre questões associadas à gestão de resíduos, dinâmicas naturais, ocupação e mobilidade urbanas, e práticas/políticas alternativas.
Mais do que somente retirar lixo das praias, nosso objetivo inclui também a geração de dados que possam subsidiar pesquisas e propostas de políticas públicas, como a efetivação popular da política nacional de resíduos sólidos (pnrs; lei nº 12.305/10 – mma, 2010) e outras intervenções sistêmicas.
A ação visa ainda proporcionar um espaço colaborativo de trocas e debate que fomente o devir ecológico, pessoal e coletivo, ao passo que promove a capacitação de novos atores sociais em suas respectivas comunidades locais/regionais, além de fortalecer redes e movimentos coletivos já existentes.
PALESTRAS
Muitos eventos acadêmicos, encontros entre projetos socioambientais e sociedade civil com temáticas socioambientais vem acontecendo com cada vez com mais potência e interesse das pessoas e instituições de ensino. O Stand UPET aproveita espaços de encontro multidisciplinares para realizar palestras exclusivas sobre uma temática socioambiental em questão, considerando o público presente, a região natural de interesse, e outros diversos aspectos.
COLÔNIA DE FÉRIAS
Educação ambiental não se faz somente em sala de aula. Atividades lúdicas, brincadeiras e esportes podem transformar qualquer local em um espaço informal de educação e estimular diversas faculdades mentais de crianças e jovens. Por isso, o Stand UPET monta planos de atividades para colônia de férias a partir de um oceano de opções: jogos educativos com brinquedos reciclados; construção desses brinquedos; peças de teatro infantil; gincanas usando as pranchas pet; plantio de hortas; dinâmicas que abordam temáticas dos oceanos, entre várias outras atividades que tivemos o prazer de realizar.
ESCOLAS, ONG’S E O PODER PÚBLICO
Nosso público-alvo são as gerações mais novas, crianças e jovens que serão os atores sociais principais do futuro e, com o mundo seguindo o caminho atual, os que irão viver as consequências dos prováveis colapsos ambientais. Vivenciamos o encantamento que as crianças geram ao colocar muita energia e criatividade nas atividades, além da incrível capacidade de transformação que jovens têm latentes dentro de si. Sonhos. Vontades. Criatividade. Ideias. Pureza. Sentimentos genuínos que reverberam e cativam ao longo da atuação coletiva com o público nas atividades pet. Cada atividade é única. Trabalhamos na valorização das subjetividades e de acordo com as condições ambientais, que nos direcionam cada um à sua maneira e moldam as atividades de forma exclusiva.
Por isso, nossos serviços disponíveis são dinâmicos e adaptáveis a cada intencionalidade dentro das peculiaridades das realidades. Aprendemos tanto (ou mais!) do que ensinamos. Todos nós viramos crianças sábias que carregam sonhos e deixam que seus próprios questionamentos impulsionem a caminhada. Para potencializar a vivência, a troca. Troca de percepções. Troca de ideias, perguntas e respostas. Ensinar é uma forma de aprender e assim vamos construindo uma rede interativa e colaborativa de educação ambiental.
Escolas parceiras onde já atuamos: Escola Municipal Estácio de Sá; Red Ballon – PH, Escola de Prado(qual nome mesmo); Escola Indígena do Bugigão (Pataxó – BA), Guayamum Curioso – BA (Escola de ensino não formal), Escolas públicas de Caravelas – BA, Colégio e Curso ESC.
Ongs parceiras: Bela Maré, Instituto Responsa, Route, Aldeias Infantis SOS RJ.
Instituições públicas parceiras: UERJ, UNIRio, UFRJ, ICMbio, INEA, Prefeitura São Fidélis-RJ, Prefeitura de Caravelas-BA e Funac-MA.